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  • Foto do escritorAnderson Oliveira

Como criar um plano de carreira na empresa? Entenda

O plano de carreira é uma importante ferramenta gerencial, pois ajuda a estimular os empregados e a reter talentos. Também cria uma sólida perspectiva de futuro no local de trabalho. No entanto, é preciso saber como criar um plano de carreira na empresa.

Há muitas tarefas necessárias. Associar o crescimento da empresa e do funcionário, definir metas claras, o tempo de “casa” necessário para crescer e, ainda, distinguir os diferentes níveis (júnior, pleno ou sênior) de cada cargo, entre várias outras coisas.

Adiante, apresentamos algumas dicas de como criar plano de carreira em uma empresa e garantir uma melhor gestão de pessoas. Por essa razão, continue lendo atentamente.

Defina os diferentes níveis de cargo

O plano de carreira se baseia na ideia de crescimento. Isto é, de que o profissional vai crescer, dado seu o nível de entrega e tempo de carreira. Para tanto, o mais interessante é criar diferentes níveis de cargo – geralmente: júnior, pleno ou sênior.

Um analista de dados, por exemplo, pode entrar como júnior e crescer até se tornar sênior. Isso é animador. Mas é preciso ficar claro: esse crescimento não envolve apenas uma mudança de título, são necessárias alterações de salários, além de benefícios diferenciados.

Estabeleça os critérios de crescimento

Todos os empregados precisam entender quais os critérios de crescimento. Em outras palavras, como avançarão de profissionais júnior para níveis os mais altos. Entre os critérios de ascensão, é possível destacar: entrega diária e tempo de carreira.

Ou seja, é interessante definir metas para quem quer crescer, bem como estabelecer o tempo mínimo para alcançar cada nível. Por exemplo, para chegar ao nível sênior, é comum que o profissional tenha entre 3 e 5 anos de experiência no seu cargo.

Associe aos interesses da empresa

O plano de carreira deve ser útil para o crescimento organizacional, ajudando a empresa a atingir sua missão e visão. Portanto, o plano deve associar o crescimento dos colaboradores ao da empresa. Se não for assim, será um plano pouco eficaz.

Em vista disso, reflita sobre o objetivo-chave da empresa. Em seguida, fragmente esse objetivo em metas menores e mais fáceis de alcançar. Distribua essas metas entre os talentos e equipes de trabalho, associando o plano de carreira ao alcance delas.

Ofereça um “caso de sucesso”

Por fim, pense em criar um caso de sucesso. Um profissional que atendeu a todos os requisitos do plano de carreira e, exatamente por isso, conseguiu crescer e conquistar um lugar entre gerentes ou diretores do empreendimento.

Esse caso de sucesso vai sinalizar a seguinte mensagem aos outros empregados: “ei, você também pode”. Os profissionais poderão enxergar que é, sim, possível crescer e que depende bastante do seu nível de entrega, tempo e aprendizagem na empresa.

Enfim, agora você sabe como criar um plano de carreira na empresa. Primeiro, é preciso fazer uma definição dos cargos que podem ser alcançados. Definir diferentes níveis (júnior, pleno e sênior) é uma boa estratégia. Também é preciso definir os critérios de crescimento e lapidar um caso de sucesso. Assim, todos os talentos serão estimulados.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Descubra 4 principais técnicas para reduzir o turnover da sua empresa. Vamos lá!

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