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  • Foto do escritorAnderson Oliveira

[Jul/19] Qual a função de um líder em uma empresa?

Perguntar-se vez ou outra qual a função de um líder em uma empresa é muito bom, pois pressupõe uma visão crítica sobre o seu próprio papel. O líder está sempre em evidência, e isso tem suas consequências boas e ruins.

Trata-se de uma função de extrema responsabilidade, e cujos atributos não são inatos nem absolutos. Ou seja, há diversos tipos de líder, e a liderança pode e deve ser aprendida, aprimorada e estimulada. Cabe ao líder, inclusive, aprender a lidar com as armadilhas do ego e da autoafirmação excessiva.

Neste artigo, você vai compreender como alguém que está no papel de liderança deve agir, sua relação com os resultados na empresa e, ainda, conferir algumas dicas para conduzir melhor essa função. Continue a leitura!

A influência que o líder exerce nos resultados

Dentre todos os aspectos que uma boa liderança influencia, cabe chamar a atenção para dois: a produtividade dos colaboradores e a retenção de talentos.

Inclusive, se não forem observados em conjunto, esses pontos podem parecer contraditórios. Pressão excessiva por produtividade pode sobrecarregar o time, piorar sua qualidade de vida e ocasionar a saída de talentos da empresa.

A produtividade é algo bilateral: depende do empenho do time mas, também, da capacidade de a empresa oferecer boas condições de trabalho.

E quem deve observar e intervir sabiamente nessa correlação é o líder. Ele deve saber diagnosticar problemas e decidir se a solução deles depende de cobranças sobre os colaboradores, melhorias na empresa e nos processos ou ambos.

As características de um bom líder

Abaixo, listamos aquelas que, segundo o nosso ponto de vista, são as marcas mais importantes da conduta de um líder, explicando porque e como fazer uso delas.

Saber delegar tarefas

Provavelmente você já sabe que concentrar afazeres é sintoma de insegurança e imaturidade na liderança. No entanto, é interessante refletir também sobre como atribuir essas tarefas.

A melhor maneira de fazê-lo é alinhando com cada colaborador o que deve ser entregue e quando. O “como” fazer, é melhor que você deixe a cargo dele, inspirando-o a desenvolver melhores metodologias, se for o caso.

Manter o engajamento da equipe

O aspecto motivacional é muito importante para uma boa liderança. No entanto, transmitir entusiasmo não é algo que se faça só por meio de belas palavras.

Você deve passar segurança em situações de acertos e erros e implementar uma mentalidade de que, tão importante quanto os resultados, sejam o aprimoramento dos processos e a otimização das etapas.

Assumir e dividir responsabilidades

Procurar culpados nunca é uma atitude nobre. Assim, a palavra “culpa” deve ser substituída por “responsabilidade”, e você deve entender que é desleal permitir que um colaborador a assuma sozinho.

Esclareça os pontos, coloque-se à disposição e divida suas reflexões sobre o assunto, tendo também o cuidado de escutar as dele. Isso não apenas aproxima vocês, como melhora o clima organizacional.

Como dissemos acima sobre qual a função de um líder em uma empresa, as aptidões de liderança não são inatas. Elas devem ser estimuladas e desenvolvidas e, para isso, é importante investir em treinamentos de liderança.

Uma das competências dos líderes, por sinal, é compreender e reduzir o turnover na empresa. Veja como fazer isso lendo o nosso artigo sobre o tema!

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